quarta-feira, 13 de maio de 2015

Presente de casamento

Hoje falávamos de presentes de casamento.

O que é um presente de casamento normal?
100 euros por pessoa? 250 euros por casal? Uma coisa que os noivos queiram para a casa? Uma coisa que os noivos queiram ter no Dia?

Depende. Depende sempre do que os noivos precisam e do que os convidados podem dar, mas não oferecer nada é que não. Isso é que é realmente mau.
Também depende da relação entre os convidados e os noivos.
Se forem família chegada, muito amigos, se forem padrinhos há outras obrigações e de certeza outros quereres :)

Se os noivos tiverem uma lista de casamento, podem escolher algo dessa lista.
Se os noivos preferirem uma contribuição para a lua-de-mel, podem transferir o vosso presente para o NIB que vos derem, ou irem à agência de viagens que vos indicarem.
Se quiserem dar algo sentimental transmitam-no aos noivos. De certeza que vão ficar felizes e vão dar o devido valor ao presente.
Se não souberem o que dar, ofereçam dinheiro. Se não gostarem de ir com o envelope para a festa (eu não gosto. Já o fiz, mas prefiro sempre dar o presente antes) peçam o NIB aos noivos e transfiram-lhes o presente.

Antigamente ouvia que o presente devia cobrir o custo que os noivos ou os pais têm com os convidados, mas hoje em dia, o presente convencional, em dinheiro, é de 100 euros por pessoa.
Caso não vos seja possível oferecer mais, oferecem menos. Claro que se vos convidam para o casamento é porque têm uma relação convosco e se têm confiança com os noivos e não lhes podem oferecer o presente que gostariam, digam-lhes! E digam-lhes antes do casamento. É uma prova de amizade. Não belisca nada dizer que só podem dar X ou Y, em vez dos 100 ou dos 200 que gostariam.

Fica só a nota que não oferecer nada é muito muito feio - infelizmente há quem precise desta nota.
Demonstra a falta de cuidado e de carinho para com as pessoas que vos convidaram.
Se não podem dar dinheiro, podem ao menos, de certeza, dar um postal escrito por vocês... Se acham que as pessoas nem isso vos merecem, simplesmente, não vão ao casamento!
E se lá forem só por ir, e derem uma porcaria só por dar, por favor, poupem-se a esse ridículo e não vão! São vocês que ficam mesmo mal na fotografia!

Claro que para irmos a um casamento há sempre mais custos além do presente que oferecemos: o vestido, os sapatos, a mala, o cabelo, a maquilhagem, a gravata, o fato, a camisa, a deslocação por vezes, etc etc etc, mas se não podem ir, não vão. Os noivos também têm muitos custos para vos proporcionar uma festa bonita e confortável.

No meu casamento, não tivémos envelopes vazios (que vergonha! Quem é o tolo que tem a lata para uma coisa destas?!), mas tivémos três "amigas" (duas com par) que não ofereceram nada. Nem um postal, nem uma fotografia, nem nada. Fiquei triste, porque mesmo que não pudessem dar um objecto, não perderam um minuto a pensar em algo que fosse útil, bonito ou feliz para nos oferecerem num dia tão especial. Nem sequer tiveram o cuidado de falar connosco.
Foram parte da festa, quisémos que aproveitassem e se divertissem no dia (um dos objectivos desse dia: fazer uma festa onde todos se sentissem bem) e não tiveram nenhum cuidado connosco. Mas paciência, cada um fica com a sua consciência!

Como estávamos a falar disto, e os temas "dinheiro" e "presentes" são sempre tricky cá está de forma clara e directa.
Inspirem-se e ofereçam presentes!

Adoro oferecer presentes e adoro agradecê-los :) mas adoro mesmo ir aos casamentos!!
Noivos, não se esqueçam de agradecer o carinho dos vossos convidados!

Sem comentários:

Enviar um comentário