quinta-feira, 7 de maio de 2015

Miopia

Faz hoje um ano que deixei de usar óculos! Yeah!
Ou de outra forma, e a mais correcta porque eu gostava de usar óculos: faz hoje um ano que passei a ver a água no banho, o chapéu de sol na praia... que colocar os óculos deixou de ser a primeira coisa a fazer quando acordo, e retirá-los a última antes de adormecer! Yeah :)

Acho que só quem vê muito mal é que consegue entender exactamente o que quero dizer.
Imaginem-se dependentes de um objecto para praticamente tudo: conduzir, ler, ver televisão, estar ao computador, ir a uma aula no ginásio (o que era muito irritante quando lhes dava para embaciar e mesmo com eles deixava de ver), identificar as pessoas na rua...
Imaginem que o mundo como o conhecem só é possível com um auxiliar....
No meu caso, o auxiliar sempre foram os óculos, porque como tinha muita miopia (7 dioptrias, sim sete) sempre quis fazer a operação, e para ter a certeza que a podia fazer tinha que ter a córnea perfeita.
Para ter a córnea perfeita, sem correr quaisquer riscos, a mesma devia ser virgem, ou seja, não devia ter tido contacto com qualquer objecto estranho ao olho. Assim, não devia usar lentes de contacto - experimentei uma vez para saber como era, mas apenas as tive 5 minutos nos olhos.
Após andar anos e anos de óculos, a minha córnea estava mesmo perfeita e fui admitida à operação.

Passados 14 anos de óculos na cara (comecei a usar óculos com 12 anos), o M foi buscar-me ao trabalho pelas 16h e pouco e seguimos para a CUF Descobertas.
Em menos de nada (creio que o processo todo deve ter demorado uma hora e meia) deixei os meus companheiros de sempre - de vez em quando ainda os vejo.

O processo foi simples. Só aos 26 anos é que a minha miopia se deu como estável e portanto estava em condições de ser operada.
Uns meses antes da operação fiz os exames e os testes pedidos. Não se detectou nenhuma anomalia, e então agendámos a operação.
Fiz a operação com o Dr. Miguel Trigo que é meu oftalmologista desde sempre. Não conheço outro, e também não quero.
O Dr. Trigo é do Benfica e foi ensinado pelo Dr. Pedro Abrantes, o médico que operou o meu Pai a um descolamento de retina e cuja equipa é desde sempre, a equipa a quem a minha família recorre e a qual recomendamos.

Chegados à CUF, esperámos um pouco e depois começou o processo.
Quando me disseram que podia entrar para a operação fui para uma salinha com uma Enfermeira que me colocou umas gotas nos olhos.
Colocou uma vez, esperei 15 minutos, colocou outra vez, esperei mais 15 minutos, colocou a 3ª vez, esperei mais 15 minutos, e colocou a última vez (creio que foram quatro vezes; senão foram quatro, foram três). Após a última vez de gotas nos olhos fui para o bloco.
No meio da colocação das gotas diz-me: "Porque escolheu este médico? Conhece-o? É o médico da CUF com melhores resultados nesta operação!"
Pensei para mim "Minha Senhora, é o meu médico de sempre. Só podia ser esta personagem a fazer-me isto para eu ficar tranquila e nem sequer ponderar que isto pode correr menos bem!" Nota: esta operação correndo menos bem, é uma grande chatice.
Respondi: "É o meu médico de sempre. Conheço-o há para aí 17 anos!"

Fui para o Bloco onde estava o Dr. Trigo e mais dois médicos.
O Bloco tinha música e uma maca onde me deitei, que parecia meio espacial. Uma coisa gira.

O Dr. Trigo começou nas suas conversas animadas, e explicou-me que uma parte da máquina ia passar para cima da minha cabeça.
Nessa parte existiam duas luzes, uma verde e uma encarnada, e eu teria que fixar uma delas (não me lembro qual), e após isso iria ficar com tudo preto - o meu olho foi fixado com uma ventosa e ficou tudo preto.
Até aqui tudo mega tranquilo e indolor.

Após a fixação o médico explica-me que eu vou ouvir um zumbido e sentir uma meia lua no olho, como se fosse uma festinha - Verdade, senti isso mesmo.
Após a festinha, diz-me que vou sentir, nos mesmos sítios que senti a festinha, como se ouvesse uma pressão no olho - Verdade, senti exactamente isto.
Após isto, vai cheirar a queimado... - Verdade! Cheirou!
Depois, vou ver... - Uau! Verdade!! Comecei a ver.
Depois, vão fazer-me umas festinhas no olho com um pincel e eu vou ver - Verdade! Cóceguinhas nos olhos.
Fomos ao próximo olho, e eu incrédula com a rapidez da coisa e a falta de dor. Isto é top!!

No fim da operação, a máquina espacial saiu-me de cima e eu vejo um relógio na parede (acredito que ja lá estivesse quando entrei, mas eu não o vi), que marcava algo perto das 18 horas.
Quando reparo que vejo o relógio, as pessoas e o meu médico, levanto-me, abraço-o e começo aos berrinhos.
Ele diz algo como: "Sempre igual! Nunca tinha visto uma festa tão grande ao levantar da maca. Mas, Sara, isso agora vai começar a picar um pouco! Calma!"
Esta parte eu duvidei porque os meus olhos estavam impecáveis.

Depois disto fui para o recobro e foram chamar o M.
Ora bem, aqui acontece o momento mais cómico da tarde.
A Enfermeira vai lá fora, chama o M e a única coisa que ele pergunta é: Mas eu não vou ver a operação pois não??? Já acabou???? Eu não quero ver!!
A Enfermeira ri-se (menos que eu, que ouvi o pânico dele), diz-lhe que já estou operada e de óculos escuros na cara e que só tenho que ficar numa salinha por uns minutos e esperar o médico! Só o foi chamar para eu não ficar sozinha...

O médico chega, vê-me os olhos, dá-me instruções e manda-me para casa.

O caminho até casa custou.
Sobre a cara tinha os óculos de sol (sem graduação!!! :D), um jornal e o casaco do M. Mesmo de olhos fechados sentia o sol...
Cheguei a casa dos meus pais, onde fiquei nessa noite, e custava-me abrir os olhos. Só melhorava quando punha gotas. E o abrir para pôr as gotas custava bastante.
Nessa noite o Benfica jogou e ganhou! :D Depois disso fui dormir.

Quando acordei, no outro dia de manhã, não tinha qualquer dor no olho! Tinham desaparecido as picadas e já não me custava abrir os olhos! UAU! Estava como se nada fosse, e tinham passado apenas 18 horas desde a operação.
Fui para o banho e via as gotas de água!!! Via o champoo, o gel de banho...
É inexplicável a sensação.
Comecei aos berros a chamar o meu irmão para lhe contar que via gotas de água e tudo e tudo :) ele foi a correr para a casa de banho, mas quando percebeu que era apenas xitex desapareceu.

Nessa tarde, fui ao médico e estava tudo ok!

Há um ano que felizmente está tudo ok :) por vezes os olhos estão ligeiramente secos, mas coloco umas gotas e fica tudo impecável!

Aconselho muito esta operação!
Vale muito a pena.
Foram os 2.100 euros mais bem gastos de sempre!

Fica aqui uma fotografia com uns dos meus companheiros. Os últimos que adquiri e que estão guardados :)

Sem comentários:

Enviar um comentário