sexta-feira, 8 de maio de 2015

Preparar um Casamento

Vamos lá falar de casamentos!! :D
Isto sem casamentos nem parece meu.
É sexta-feira, bom dia para um casamento! Ou para véspera de casamento.

Não há preparações perfeitas, nem receitas mágicas, mas existem coisas que podem ajudar.

Ter dinheiro nem sempre é sinónimo de bom gosto e facilitismo. Pode levar a que se percam nas ideias. Mas, não ter dinheiro complica grande parte...

Primeiras coisas a tratarem depois de saberem que vão casar: definir a data e se será religioso ou civil!
No caso de ser na Igreja, certifiquem-se que têm o dia e a hora disponíveis, e tão ou mais importante que isso: têm Padre!
Falem com o Padre e acertem a data, a hora e a preparação (reuniões necessárias, CPM, Missal, decoração da igreja, passadeira, coro).

Depois da data e da Igreja: o cocktail. Quinta? Palácio? Restaurante? Tenda? Catering? Casa própria com catering?
Seja o que for, garantam que o que querem e precisam tem a vossa data disponível.

Fotógrafo e vídeo, é o passo seguinte.
Podem juntar tudo no mesmo fornecedor ou não, mas reservem ambas as coisas com tempo, porque a vossa primeira opção poderá já não ser viável.
Algumas pessoas prescindem do vídeo, mas depois arrependem-se.
Numa festa de milhares de euros, mais 500 euros talvez não seja decisivo e depois vão ficar tristes se se arrependerem.
Pensem bem nas memórias eternas que vídeo e fotografia vos dão. É só um conselho.

Dj também tem que ser marcado com tempo, especialmente se quiserem um dos melhores, e mais requisitados...

Vestido! Vão em busca do vosso vestido.
O sítio, a hora e a onda do casamento podem inclinar-vos, e adequar-se mais a um estilo de vestido do que a outro.
Um casamento na praia com um véu de catedral não tem nada a ver, mas eu acho que vocês devem fazer o que quiserem e irem como quiserem. O casamento é vosso, a festa é vossa!
Se quiserem ir a combinar com o espaço, no mood e muito stylish vão.
Se quiserem ir básicas vão.
Se quiserem casar na praia com um vestido de 1000 folhos casem.
O importante é que seja a vossa escolha!! Mesmo que todos detestem, se vocês gostarem está impecável!
Se tiverem dúvidas perguntem :) a Mãe, a Avó, a Madrinha, a Irmã, a Amiga especial podem sempre ajudar.

Fato do Noivo! A tratar também.
No caso de quererem algo mais personalizado, não deixem para o mês anterior. Vão vendo, experimentando e definindo o que querem.

Alianças: nada de loucuras neste ponto. Uns dois meses antes do Sim serão suficientes, mas não se esqueçam de tratar disto.

Wedding Planner: se puderem, queiram ter uma!
Vocês podem e devem escolher e fazer tudo, mas vocês têm que curtir o dia! Hão-de ter ajudas na preparação e no dia, mas uma Amiga não é suficiente. Porque, lá está, é amiga e vocês querem que lá esteja para se divertir. Vai ajudar, pode ajudar, mas não vai ser uma profissional.
A Mãe esqueçam. Ajuda no dia é uma utopia, e vocês querem é que se divirta. É parte central da festa também.
Madrinhas... podem ajudar, mas caem no grupo das pessoas que vocês querem que sejam a festa.
Eu não tive WP porque queria ser eu a tratar de tudo, mas noto que se tivesse tido alguém, algumas coisas teriam corrido de forma diferente no próprio dia (eu sou uma e a Noiva).
Claro que as coisas que não foram exactamente como estavam para ser, acabaram por ter graça e dar um toque original ao dia, mas uma WP teria ajudado, facilitado e garantido algumas coisas.

Flores! Bouquet, decoração da Igreja, decoração dos espaços...
Eu sou uma pessoa muito desligada de flores. Não é coisa que eu goste de receber ou oferecer. Não me dizem muito.
Fui procurando na internet o que gostava de ter como bouquet e escolhi este.
Blouquet da Flow retirado do site.
Fui muito bem recebida pela Marta e recomendo a todas as noivas que gostem de flores, este contacto!

Achava eu que tinha escolhido o bouquet...
Depois de saber preços achei que para alguém como eu (que não gosta de flores) não fazia sentido investir tanto em flores, e mais que isso, depois de escolher os sapatos (que só os comprei a 3 de Maio na Haity no Porto) achei que o bouquet só podia ser branco, senão ficava demasiado - os sapatos são nada mais nada menos que a imagem do blog.
Vestido branco, com véu grande e acessórios, sapatos dourados e prateados, e um bouquet destes, podia ser demais. Achei que um bouquet todo de peónias brancas era mais adequado e não se destacava do resto. Tinha tudo a ver com o meu gosto por flores.
Por percalço conheci uma empresa de flores e acertei com a pessoa que queria um bouquet de peónias brancas (as flores que acho bonitas) e uma decoração em vivaz na igreja.
Tudo certo, tudo resolvido, até que a uma semana do casamento me diz que não há peónias porque estamos em Setembro!
OI?! Como assim?! A data do casamento sempre foi 6 de Setembro!!! Como é que não há? Eu não mudei a data e sempre disse que queria um bouquet todo de peónias brancas! Quando é que tencionava dizer-me que o que eu queria não havia? - haveria se tivessem sido encomendadas e congeladas... soube depois.
Mas enfim, não havia e só fui informada na 2ª feira, dia 1 de Setembro. Não é genial?!
E claro, que depois disto, devia querer muito ficar com este fornecedor. Confiava plenamente na empresa e nos seus serviços... Aposto que qualquer pessoa confiaria!
Por cima disto, ainda fui insultada pelo enteado da florista, que em tempos conheci por ser amigo de um conhecido meu... mas passando em diante, que este episódio só demonstra que vai sempre haver alguma coisa que vai sair ligeiramente ao lado e ter que ser reajustada!
O mais estúpido é que quando comentei que já tinha florista, uma colega minha que também ia casar disse-me que era uma péssima decisão, porque a pessoa era muito fraquinha e ela infelizmente tinha que lidar com ela no espaço que escolheu, minto, ela deixou de aceitar falar com ela.
Relativizei, não acreditei, achei que fosse um mau momento e quase correu mal comigo também.
Não correu porque encontrei a Graça!
A Graça O'Neill foi de uma rapidez, de uma doçura e de um tratamento que não tem preço. A 5 dias do casamento aceitou fazer o seu melhor e fez! Que sorte ter conseguido encaixar-me!
Contei-lhe o que se passava, disse-lhe que não gostava particularmente de flores, e que não queria um bouquet de rosas... Queria peónias brancas.
A Graça tentou ver se havia alguma coisa congelada, mas como não tinha encomendado era muito difícil. Ainda assim procurou e disse-me que as peónias que havia eram cor-de-rosa clarinhas... as brancas estavam boas para deitar fora.
Posto isto, arranjou-me logo soluções. Eu confiei nela e fez-me um bouquet de hortenses brancas e colocou-lhe umas rosinhas para lhe dar um toque diferente (acabei por ter rosas no meu bouquet...). Fez a coroa para a C (menina das alianças) e colocou vivaz na Capela.
Sem saber, era aquilo que me ficava mesmo bem!

Depois de tudo isto (que já não é pouco nem barato), se quiserem fazer alguma surpresa especial que implique contratar algum serviço, tratem disso!
Eu quis fazer uma surpresa (ao M incluído) e quis um MiniCocktail à saída da Igreja com largada de balões.
Queria aproveitar o espaço, a vista e como acho que depois de casados é o momento para as saudações e conversas queridas, e normalmente os convidados podem estar a secar, pensei nisso. Então, tive que contratar uma empresa especializada na coisa.
Tive a sorte de conseguir falar com o Alberto (recomendado pelo meu fotógrafo e pelo meu dj, os únicos que sabiam da ideia) e ter os serviços da Mojito, mas a agenda deles de vazia tem muito pouco.
Paguei por tudo, claro! Mas a largada de balões passou-me ahahah só as crianças é que andaram com balões, acho eu - com uma WP nada disto podia ter passado.
Se quiserem algo do género, partir o bolo à porta da Igreja (queria inicialmente, mas depois de ver o Palácio iluminado mudei de ideias e queria partir o bolo lá à noite e com fogo de artifício; coisa que acabou por não acontecer) ou um bar mega xpto no cocktail, ou uma banda a tocar, ou um avião a sobrevoar o espaço com uma mensagem, ou uma transmissão pela internet para quem está longe, ou uma animação especial, ou outra coisa qualquer... contratem! Com tempo. Para ficarem descansados e nada falhar.

Se mudarem de ideias, não stressem! É possível. É normal...
Vão falando com os fornecedores, e não fechem nada sem sentirem que sim.

Agora, conselhos!

Já perceberam que sou muito fã da Pronovias. Experimentei muitos vestidos, em muitas lojas e para mim, não há como a Pronovias.
As lojas ditas mais baratas são más. Desculpem dizer isto de forma tão seca, mas os preços não são mais baratos para compensar o atendimento (sem comparação), e a diferença nos tecidos. Acho que são bastante caras para o que oferecem, daí o adjectivo más (fui a muitas...).
Mas claro que há mais marcas, mais lojas, mais estilos  e mais vestidos além da Pronovias.
A Rosa Clará (que não tem o meu estilo), a Aire (do Grupo Rosa Clará, no Corte Inglés), a Berta (mais ousada...), a Micaela Oliveira, a Susana Agostinho, a Joana Montez... ou uma costureira que faz exactamente o que querem com o tecido que escolhem... há imensa escolha.
Só queria deixar o alerta de que as lojas mais baratas não são assim tão compensadoras e não têm aquele toque ;) procurem muito e divirtam-se. Só vão andar nisso uma vez!
Se tivesse muito dinheiro ou estivesse meio doida comprava um Elie Saab!!

Fotógrafo, já vos falei do que escolhemos, e voltava a escolher (só gostava de já ter albúm e o vídeo em dvd).
Se tivesse que escolher outro não hesitava e escolhia o Pedro Taborda!
Se o Pedro já não tivesse data, e quisesse dois fornecedores, ia para a dupla Love is My Favorite Color na fotografia e para a Videoart no video. Ambos os fornecedores foram profissionais, simpáticos e impecáveis quando falei com eles. O trabalho é um amor - vejam os sites.

Dj aconselho o João! Além de música, se puderem, peçam pista, luzes... Se estivesse ocupado escolhia o Carlitos.
No nosso caso, além do serviço de dj tivémos pista de leds, iluminação de sala, luzes no jardim e o Palácio iluminado (tal como no site) para o corte do bolo, mas como começou a chover desalmadamente, o fogo de artifício foi lançado na mesma num ângulo diferente, mas o corte foi à porta da sala, connosco lá fora, e os convidados dentro e por baixo das árvores. Uma comédia e uma coisa incontrolável. Dia 6 de Setembro e a chover! Acontece, paciência.

Para bebidas, bares diferentes, bares temáticos, aconselho a Mojito.

Para catering o Luis Suspiro! Se não pudesse ser, escolhia a CDV, o Páteo Velho ou a Casa do Marquês - outros fornecedores super simpáticos, incluindo no momento em que disse que tinha escolhido outra opção - e com espaços muito bonitos.

Para flores, a Graça O'Neill!! Ou a Flow.

Para acessoria, se houvesse um budget muito simpático, pedia ajuda à The Wedding Company ou às Portugal Wedding Planners.
Também via a Lily Cherry cujos feedbacks que tenho são sempre positivos, ou as recentes Casar com Graça, ou Eu mesma, caso não fosse a Noiva!

Para decoração contava com a ajuda da WP. Punha em prática todas as minhas idiotices antes e durante o dia :) mesmo assim pus quase todas.

Se escolhesse outro sítio: estudava o Myriad! Adorei lá dormir e como tem tudo a ver connosco (o sítio, o ambiente, a decoração, tudo!) estudava essa hipótese!

Se fosse outro estilo de festa, via um destination wedding num palácio intimista longe daqui, ou num resort de luxo sobre o mar.

Desejos Casamentos Bons, Felizes, Alegres, Simpáticos e Para Sempre!
Eu tenho dois este ano!

Que curioso: não adoro flores,  mas neste post só há duas fotografias e são flores :) talvez mude qualquer coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário