sábado, 25 de abril de 2015

Liberdade

Liberdade sempre.
A minha liberdade acaba quando começa a do outro.

Liberdade.
Palavra bonita, muito usada no mundo inteiro que significa mais ou menos: posso escolher o que quero fazer e dizer. Além de escolher o quê, posso escolher como o vou fazer e como o vou dizer.

Claro que posso escolher embarcar num avião para as Maldivas e ficar por lá, num resort de 10 estrelas até ao resto da minha vida.
Ou posso escolher chegar ao pé de alguém que detesto e dizer-lhe: "És horrível, enervas-me, detesto-te!". No entanto, em ambos os casos há condicionantes que me devem fazer parar e pensar.

Sou livre de decidir ir para as Maldivas e ficar por lá. Mas tenho dinheiro para isso?
Se não tiver, talvez não tenha liberdade para ir. Posso querer, mas tenho que me cingir ao dinheiro que tenho.
Não é justo ir para um sítio, usufruir de determinadas coisas, que têm um determinado custo, e não ter dinheiro para as pagar. Se não tenho dinheiro para ir, não vou.
Posso gostar muito, posso até achar injusto não ter a oportunidade que outros têm, mas se não tenho dinheiro, não vou.
Também sou livre de ser mal educada, grosseira e deselegante. No entanto, não preciso de molestar os outros com as minhas opiniões. Se calhar, sou mais livre se me afastar e ficar feliz na minha vida.
Tenho a liberdade de estar com quem quero e de falar com quem quero. Ninguém me obriga a estar com quem não gosto. Se não gosto afasto-me e não invado a liberdade do outro. Não tenho que o magoar para ser livre.

Para mim a liberdade é verdadeira, se garantir a igualdade de oportunidades. Se todos tivermos acesso às mesmas oportunidades e livremente decidirmos o que fazemos com elas, então somos livres.

Felizmente o nosso país é mais livre desde 25 de Abril de 1974, mas ainda temos um grande caminho pela frente.
Seremos realmente livres quando o poder não interferir na justiça.
Seremos realmente livres quando o dinheiro não criar barreiras entre as crianças, e elas se puderem relacionar sem qualquer estigma ou preconceito.
Quando uma criança pobre tiver as mesmas oportunidades de uma criança rica, somos livres.
Quando a condição de um ser à nascença não interferir com as oportunidades que lhe forem dadas, então sim, somos livres.

25 de Abril Sempre, pela evolução, pela abertura, pela crença e pela liberdade que deve ser confiada a cada pessoa. 25 de Abril sempre com a certeza de que a Liberdade tem que ser acompanhada de Responsabilidade.

25 de Abril em Portugal e no Mundo. Que as espingardas que ainda se ouvem, passem a disparar cravos encarnados!

Sem comentários:

Enviar um comentário