quinta-feira, 11 de junho de 2015

Cesariana vs Parto normal

Ontem no jornal da noite da SIC deu uma reportagem sobre as cesarianas.
Foi uma coisa longa, com entrevistas e pareceu-me ser uma tentativa de impingir uma opinião.

Não sou mãe e por isso não sei o que escolhia - aqui, os médicos de ontem já estavam com os cabelos em pé, porque de acordo com eles eu não tenho que escolher. Quem tem que decidir é o médico em virtude do que é melhor para a mulher e para o bebé. Mas sei, que para mim, é absurdo que uma mulher seja obrigada a fazer um parto normal se quiser uma cesariana. Se tiver pavor das dores, se simplesmente não as quiser ter...? - a minha opinião pode ferir os médicos e enfermeiros que ontem deram os seus testemunhos.

Os médicos que ontem falaram, disseram que a cesariana não devia ser uma opção de escolha, mas só se devia fazer quando o parto normal não fosse possível.
Porquê?
Quem é que vai ter o filho? Quem é que sabe o que prefere?

Concordo que a natureza é mestre e nos dotou do que precisamos. Mas antigamente, quando não havia cesarianas, muito mais mulheres e bebés morriam no parto e após o mesmo. Isso é que era bonito? Aí a natureza tinha-se esquecido de alguma coisa??
Conseguimos uma evolução imensa e conseguimos, em Portugal, ter uma das mais baixas taxa de mortalidade neonatal do Mundo. Somos o país europeu com melhor evolução desta taxa. Estes médicos, acham que isto não tem nenhuma ligação?

Claro que uma cesariana é uma operação e claro que tem riscos. Mas se a mulher preferir a cesariana, porque não?
Dizer que a cesariana é um problema de saúde pública não será exagerado?
Também não se aumentam maminhas e rabos?? E esses aumentos não são cirurgicos também? E aí não temos um problema de saúde pública?
As pessoas são livres de decidirem o que querem fazer. O corpo é delas. Cabe aos médicos alertarem e informarem, não imporem uma decisão ao paciente.
Podem alegar que num nascimento, não é só a mãe que está em causa, mas também o bebé. Este é o único ponto que me faz parar. Mas, caros médicos, uma pessoa bem próxima de mim tem uma lesão (felizmente não grave) e esteve na incubadora depois de nascer devido ao parto ter sido normal! Se tivesse nascido de cesariana talvez nada disto se passasse.

As mulheres devem ser devidamente informadas sobre os prós e contras das diferentes opções. Devem, em conjunto com o médico em quem confiam, decidir o que é melhor para elas e para o bebé.
Ficarem agarradas ao parto normal e depois não ser possível é injusto. Não são menos mães e mulheres por quererem uma cesariana! - eu acho que já não quero, mas não sei.

Quando pensar em engravidar, quero que a minha médica me explique todas as opções, quais os prós e contras, e que em conjunto comigo  e com o pai, decidamos o que é melhor. Quero que ela me oiça e seja capaz de entender o meu medo, ansiedade e vontade.
Quero que seja capaz de me explicar porque devo ir por um caminho e não por outro.

Da mesma forma que querem proibir/restringir cesarianas, porque não obrigamos todas as mulheres a terem filhos de cóqueras?? E/ou em casa??

Estas opiniões extremistas e quase em tom de imposição mexem comigo.
De acordo com a OMS, também temos todas que tomar a vacina contra o cancro do colo do útero. No entanto, há médicos que têm opiniões diferentes...

Hoje estou reclamativa... Amanhã vai ser diferente.

Sem comentários:

Enviar um comentário